quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Epifania...


    E quando você está numa sala de aula, olhando para seus 44 alunos, alguns fazendo atividades, outros não, e percebe que aquilo não faz mais sentido algum na sua vida? E pior... Faz tempo!!!

    Agora há pouco estava limpando as lágrimas que escorriam enquanto os alunos vinham me mostrar seus desenhos e eu tentava conter para que não percebessem o estado de esgotamento em que me encontro. 

    Nunca me senti tão mal quanto agora. Não tenho memória, não tenho energia, não tenho vontade de fazer nada, nada nada, a não ser dormir.

    Eu já sabia que minha saúde mental estava se esvaindo à medida que minha profissão fazia aniversário, mas cheguei ao ápice. Juro!!!

    Me sinto refém, pois continuo lecionando por precisar pagar minhas contas, meu apartamento, honrar meus compromissos financeiros.

    Ouço o tempo todo sobre "socioemocional" e como trabalhar isso com os alunos. Acho que essa palavra nunca foi tão dita como nos últimos três anos. Aliás, como no último semestre. Não aguento mais, pois na prática, só vale para os alunos mesmo. Os professores continuam sobrecarregados, cheios de afazeres, com seus direitos cada vez menores e com cobranças absurdas e esmagadoras.

    Uma amiga diz que estou com Burnout faz tempo e que preciso tratar isso. Eu até acredito que esteja, pois realmente tenho tido apagões consideráveis de memória, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, desânimo, dores de cabeça, vontade de ficar isolada e mais um monte de coisas que têm a ver com a doença, mas também não tenho tempo e ânimo de ir atrás disso pra ver, pois também não posso ficar faltando no trabalho, já que não tenho falta aula mais. 

    Olha, de verdade, preciso dar um rumo na minha vida. Já aguentei tempo demais e pode ser tarde demais também pra isso, já que vou fazer 45 anos daqui a 10 dias, mas se eu não fizer algo, vou acabar morrendo...

    Ser professor nesse país é horrível. Só quem é, sabe como é!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe aqui seu comentário e sugestões sobre os posts.
Volte sempre.
Beijinhos